Artigo apresentado no curso de Letras.
A educação é uma das forças motrizes para a
construção de uma sociedade justa, igualitária e emancipada. No entanto,
ensinar para emancipar é um desafio complexo e multifacetado que enfrenta
diversos obstáculos. Este texto propõe uma reflexão sobre o papel do docente
nesse processo, destacando a metodologia de pesquisa bibliográfica empregada.
A metodologia adotada para a elaboração deste texto
foi a pesquisa bibliográfica, que consistiu na coleta e análise de informações
em fontes diversas, tais como livros, artigos acadêmicos e documentos
relevantes. Com base nessa abordagem, buscou-se compreender as nuances e
implicações da educação na formação de indivíduos emancipados.
No cenário educacional atual, um dos obstáculos
identificados é o uso do empirismo, que restringe o pensamento dos alunos a
conhecimentos vagos e imobiliza sua capacidade de raciocínio. O avanço desigual
das ciências e conceitos também é apontado como um empecilho para a
emancipação, uma vez que algumas áreas do conhecimento ainda se apoiam no
empirismo, impedindo rupturas epistemológicas e avanços significativos.
Além disso, a relação entre professores e alunos
tem um papel crucial nesse desafio. Professores que não conhecem seus alunos,
ignorando suas particularidades e necessidades, tendem a enfatizar métodos de
ensino pautados na memorização e atividades mecânicas. Essa abordagem não
promove o desenvolvimento do pensamento crítico e a reflexão sobre a realidade.
Outro obstáculo relevante é o discurso ideológico
presente na educação, que reproduz e legitima as relações sociais vigentes,
muitas vezes favorecendo a manutenção dos interesses da elite dominante. Esse
aparelho ideológico dificulta a formação de indivíduos críticos e autônomos,
perpetuando valores e crenças que podem ser contrários ao desenvolvimento
emancipatório.
Diante desses desafios, emerge a importância de
docentes engajados em uma pedagogia libertadora, inspirada nas ideias de Paulo
Freire. A abordagem freiriana propõe uma educação dialógica, na qual educadores
e educandos se envolvem em um processo colaborativo de aprendizagem e reflexão
sobre a realidade social. A conscientização crítica é um elemento central nessa
perspectiva, pois permite que os alunos compreendam suas condições de vida e
busquem a transformação social.
Ao longo deste texto, serão apresentadas as
contribuições de Paulo Freire para a educação emancipatória, bem como a
importância da formação pedagógica dos docentes e a necessidade de
investimentos em pesquisa e práticas educativas mais humanizadoras e reflexivas.
Por meio dessa análise, pretende-se contribuir para
a compreensão dos desafios enfrentados no processo de ensinar para emancipar,
bem como ressaltar o papel fundamental do docente como agente de transformação
social por meio da educação.
PALAVRAS-CHAVE:
Ensino. Professor. Emancipação, Educação.
[1] edwirgs@gmail.com
O LIXO URBANO E A CIDADE DE CAMPO GRANDE MS: UMA QUESTÃO SOCIAL E DE CIDADANIA
Trabalho realizado para finalizar o curso de Ciências Sociais - UFMS
Autor: Carla Edwigs Vargas
Com o aumento da população nas
cidades e o aumento do consumo de produtos, os dejetos acumulados resultantes
destes eventos têm sido cada vez maiores, pois o lixo tem se tornado uma
questão social, podendo ser um concorrente em potencial na questão espacial,
onde lixões e casas em alguns casos têm dividido o mesmo território. “Por mais
contraditório que possa parecer, o homem ‘inteligente’ vem introduzindo em seu
habitat uma espécie competidora: o lixo, resíduo da civilização” (SCARLATO,
1992, p.3).
O lixo urbano é composto de vários
dejetos e tem origens de diferentes lugares, podendo ser classificados como
lixo doméstico, que são restos de alimentos, embalagens plásticas, de papéis e
outros derivados, fraldas, etc. Lixo hospitalar que são restos de gazes, seringas,
agulhas contaminadas, partes de tecidos e materiais humanos ou de animais,
colhidos em laboratórios, e outros produtos altamente perigosos, pois podem
contaminar a população quando descartados de forma incorreta. Também temos o
lixo comercial que tem suas características conforme cada tipo de
estabelecimento, como lojas, restaurantes, empresas que trabalham com matéria
prima como madeira ou metal por exemplo. Todos esses materiais fazem parte do
lixo urbano de uma cidade, além de muitos outros não citados aqui.
O tema abordado neste trabalho trata
da questão do acúmulo de lixo na cidade de Campo Grande/MS e a falta de
consciência da população com relação á coleta seletiva. Será analisado se o
poder público tem se preocupado com essa questão e elaborado campanhas de
prevenção e preservação da cidade. A pesquisa também tem o objetivo de mostrar
se a população tem alguma preocupação com relação ao lixo urbano e qual o nível
de interesse em colaborar com as campanhas de preservação e reciclagem apresentadas
pela Prefeitura de Campo Grande.
No primeiro capítulo do trabalho,
buscou-se um aprofundamento teórico sobre o surgimento das cidades e as
conseqüências do crescimento populacional, sendo o principal foco a poluição
das cidades devido ao acúmulo de lixo gerado pela população. Também foi feito
um estudo através de levantamento bibliográfico sobre o que vem a ser o lixo
urbano e seus conceitos, e também um estudo sobre a reciclagem, trazendo uma
discussão sobre qual a sua importância e benefícios.
No segundo capítulo, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários, onde buscou-se o perfil da população e qual o seu conhecimento e interesse sobre o projeto “Reciclar é Vida1” lançado pelo prefeito Nelson Trad Filho em 28 de junho de 2011, juntamente com a lei Municipal de Resíduos Sólidos de nº 4.952, que foi sancionada na mesma data, e que pretende reduzir os resíduos sólidos da cidade de Campo Grande.
Este projeto tem a finalidade de
incentivar e reeducar a população para a prática da coleta seletiva, pois em
2012 será implantado em Campo Grande um centro de triagem de material
reciclável, onde todo o lixo coletado será separado corretamente, e vendido
para empresas do ramo de reciclagem. O objetivo da campanha é conscientizar a
população sobre a importância da reciclagem para reduzir a quantidade de
material despejado no lixão, aumentando o tempo de utilização do local. Para
isto é necessário que toda a sociedade esteja empenhada na prática de separação
do seu lixo, facilitando assim o trabalho da prefeitura.
Em Campo Grande são produzidas mais
de 180 mil toneladas de lixo por ano, cerca de 50 toneladas por dia (EPE, 2008,
p.13), o que já está quase por esgotar o espaço do aterro controlado na cidade,
fato esse que logo vai levar a prefeitura a procurar outro terreno para
descarte do lixo.
A primeira parte da pesquisa de campo
foi realizada por dois dias no centro da cidade com um questionário aleatório
direcionado a todo o público que transitava pelas ruas. A segunda parte foi
realizada em um dia em três bairros de classe média, que estão incluídos no
programa de coleta seletiva do projeto Reciclar é Vida. E a terceira parte foi
uma breve entrevista com os moradores do bairro Dom Antônio Barbosa, onde está
localizado o Lixão Municipal de Campo Grande. Após a coleta de dados foi feita
a análise e a conclusão da tese.
Para desenvolver
este estudo, o problema que orientou a pesquisa foi a questão da falta de
cultura e de consciência da população em preservar e cuidar do meio ambiente em
que vive, além do aumento significativo da população que hoje conta com quase
800 mil habitantes (Perfil Socioeconômico de Campo Grande, 2010). Uma das
causas desse aumento é a geração de empregos na cidade e nos municípios
próximos. A cidade precisa se preparar para receber as pessoas e criar métodos
de preservação ambiental e redução do lixo urbano através de atitudes
sustentáveis, uma vez que nesse ritmo de crescimento, Campo Grande poderá
chegar nos próximos quinze anos a um milhão de habitantes.
Desse modo a tese
proposta é que a população de Campo Grande ainda não tem consciência sobre a
importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo urbano, como forma de se
evitar impactos ambientais e na saúde da população.
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